Inovação: alunos da Escola Firjan SESI Nova Iguaçu criam loção hidratante com álcool 70% - Escola Firjan SESI

Blog

O projeto foi desenvolvido pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio

Uma das grandes virtudes de um empreendedor é desenvolver a capacidade de visualizar oportunidades de negócio nas mais variadas situações. E foi exatamente isso que fizeram as turmas do 1º ano do Ensino Médio da Escola Firjan SESI Nova Iguaçu com curso técnico da Firjan SENAI. Os estudantes desenvolveram um produto inédito no mercado: uma loção hidratante para as mãos com adição de álcool 70%, cuja culminância aconteceu em 07/12, em cerimônia na unidade Firjan SESI.

O projeto surgiu ao longo da Jornada Pedagógica realizada com as turmas do 1º ano do Ensino Médio. As Jornadas visam ampliar as áreas de conhecimento, associando as diversas formas de perceber a importância da ciência para a sociedade. “A ideia da loção hidratante não nasceu pronta. Foi fruto dos debates travados durante a Jornada, e os alunos chegaram a essa conclusão. O uso contínuo do álcool 70% deixa as mãos ressecadas. Eles pesquisaram e concluíram não existir no mercado uma loção hidratante com essa substância”, conta Zuleica Cosme, pedagoga da Escola Firjan SESI Nova Iguaçu. 

Os estudantes foram divididos em grupos e passaram por todas as etapas do processo de elaboração do produto − da fórmula ao rótulo e embalagem −, que foi produzido no laboratório da escola sob a supervisão dos professores da Firjan SESI e instrutores da Firjan SENAI. Aluna do 1º do Ensino Médio com o curso técnico de Automação, Eduarda Estruc Bebiano, de 16 anos, atuou na parte teórica do projeto e participou da fase de pesquisa de viabilidade da loção. “Para nós foi uma surpresa não haver um produto similar no mercado. Me sinto lisonjeada em fazer parte de um projeto como esse”, revela a estudante. 

Já Gabriel Barros, de 15 anos, também cursando o 1º ano do Ensino Médio com o Curso Técnico de Logística, atuou no grupo que pesquisou os aspectos envolvendo embalagem e distribuição. “Ver um produto sair do papel e ganhar forma foi muito legal, ainda mais sendo um algo com tanta utilidade”, destaca. E entre os alunos que atuaram diretamente no processo de elaboração da loção está Arthur Oliveira de Melo, de 15 anos, estudante do 1º ano do Ensino Médio com Curso Técnico de Automação. “A fase de execução foi divertida e interessante e agora lá em casa estamos todos usando, nos protegendo da Covid-19 e hidratando as mãos. Tomara que o produto chegue logo ao mercado”. 

Tudo em consonância com a proposta da indústria 4.0 trabalhada pela instituição, com foco nas profissões do futuro. O processo teve início em abril, num momento em que as atividades da escola ainda ocorriam em sistema híbrido e a pandemia acabou motivando o tema da Jornada. Para ambientar as turmas em todo esse contexto, foi ofertado aos estudantes filmes, artigos, documentário e rodas de conversa com especialistas e muitos debates. 


Matriculas abertas!

Conheça nossas escolas, agende uma visita.