Firjan SESI lança Resenha com Arte edição 2021 em aula aberta com diretor do Anima Mundi - Escola Firjan SESI

Blog

Cesar Coelho apresentou detalhes do processo criativo e descreveu o mercado de trabalho na área da animação


“Arte é transformar o ordinário no extraordinário. Usar o talento e a criatividade para transformar o seu dia a dia em arte”. Essa é a visão de Cesar Coelho, diretor de filmes de animação e um dos fundadores do Festival Anima Mundi, descrita na aula de abertura da 2ª edição do Resenha com Arte, uma atividade cultural extraclasse desenvolvida com alunos da Escola Firjan SESI e da Firjan SENAI.

As inscrições são gratuitas e ficam abertas até 23/04, às 18h. As vagas são limitadas e preenchidas considerando a ordem de inscrição. Clique aqui e saiba mais sobre o projeto.

Cesar Coelho, que transitou pelo universo atual da animação detalhando o processo criativo e descrevendo o mercado de trabalho, garantiu que “mais do que dar movimento, a animação dá alma, uma existência, uma razão de ser”. Na live de 15/04, mediada por Antenor Oliveira, coordenador de Cultura e Arte da Firjan SESI, o diretor destacou que a tecnologia revolucionou a animação, mas considerou que, nessa atividade, mais importante do que entender um programa “é ser um bom desenhista, um bom contador de história, um bom animador”.

“Ver o mundo com outros olhos” é o tema do Resenha com Arte, que pretende potencializar a criatividade através de experiências artísticas. O sucesso do projeto em 2020 inspirou a edição de 2021, que abriu 400 vagas para alunos do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano), do Ensino Médio e dos cursos de aprendizagem de diversas unidades da Escola Firjan SESI e Firjan SENAI.

“Para a Firjan, a arte é uma grande aliada do desenvolvimento de uma sociedade mais crítica, mais pensante. É uma forma de refletir, de educar, de questionar a nossa vida”, avaliou Oliveira, acrescentando que o projeto aumenta o repertório de conhecimento dos alunos.

O programa é dividido em dois blocos. O primeiro é um mergulho pedagógico no mundo das artes, com uma série de encontros, de 05/05 a 09/06, com especialistas das áreas nos quais o aluno vai aprender a técnica e despertar a criatividade. No segundo, os jovens serão orientados para criar trabalhos artísticos e concorrer a prêmios nas quatro categorias dos cursos: Arte Digital, Audiovisual, Desenho/Pintura e Fotografia Digital. As palestras serão realizadas pela designer Rafaela Gama, a fotógrafa Magali Moraes, o ilustrador Kim Caldas e pela cineasta Graci Guarani. A partir daí, o aluno parte para o processo de criação e tem até 18/06 para entregar a obra. O resultado do concurso será divulgado em 16/07.

 João Vitor da Silva Coutinho, um dos vencedores da categoria desenho em 2020, disse que o Resenha com Arte desenvolve a criatividade e ensina a pensar. Com o quadro “Aulas e Quarentena”, o aluno do Ensino Médio retratou a realidade vivida na pandemia através da imagem de um menino em uma gaiola, digitando em um computador do lado de fora.