Estudantes criam seus próprios robôs em aula - Escola Firjan SESI

Blog

Alunos de Petrópolis foram desafiados a criar uma programação, utilizando setas até chegar ao objetivo

O projeto “Mundo dos Sonhos com Amor: Como vamos construir?” levou as crianças do Grupo III da manhã, da Escola Firjan SESI Petrópolis, a muitas possibilidades de construção. Uma delas foi conhecer sobre os robôs, uma das escolhas das crianças. E, para enriquecer as nossas aulas, convidamos a professora Mariana, da robótica, para falar um pouco sobre programação. Na ocasião, experimentamos jogos em que a programação era ensinar os robôs a distinguir o que era lixo e o que pertencia ao mar, limpando assim o oceano. Com isso, as crianças foram desafiadas a criarem seus próprios robôs e uma programação para eles, utilizando setas até chegar ao objetivo. 

Trabalhar com robótica é construir robôs ou outros mecanismos que consigam desempenhar tarefas, como locomover-se sozinho ou levantar um objeto. Para vivenciar outras experiências, as crianças construíram um carrinho de sopro, que funciona com a força do sopro que eles fazem, levando-o a se movimentar. Nessa campo da criatividade, as crianças realizaram investigações sobre como as coisas funcionam antes de projetá-las, percebendo que os robôs podem ser criados para muitas finalidades. 

Os resultados foram diversos: as crianças construíram e programaram robôs que molham as plantas, que procuram pelas suas pilhas etc. Além de todo conhecimento e criatividade envolvidos, os materiais utilizados foram todos reaproveitados das suas casas, levando-os a pensar em formas de reaproveitamento, diversão e transformação dos objetos. Parabéns, Grupo III!