Escolas Firjan SESI Resende e Barra Mansa conquistam prêmios em torneios de robótica em SP - Escola Firjan SESI

Blog

As escolas Firjan SESI Barra Mansa e Resende conquistaram premiações no Torneio Juvenil de Robótica (TJR, de âmbito nacional) e no International Tournament of Robots (ITR), realizados entre os dias 11 e 12 de dezembro, em São Paulo. “A participação e premiação das equipes nos torneios de robótica é a consequência do processo educacional que é desenvolvido em nossas escolas. Isso reforça o nosso compromisso com a educação de qualidade que prezamos de acordo com a metodologia da nossa rede”, destaca Simone Caires, analista de Educação Básica da Firjan SESI. 

As competições TJR reúnem projetos de robôs autônomos que seguem uma programação prévia de execução de movimentos nas provas de cada categoria, que variam entre corridas, luta, dança e labirinto, entre outras. O TJR integra as modalidades das Olimpíadas de Conhecimento. 

A unidade de Resende garantiu o primeiro lugar na categoria Corrida de Carros Autônomos no TJR e no ITR com a equipe Androides em Ação, formada pelos alunos Iago de Oliveira, Diogo Faustick e João Pedro Teixeira. E a segunda colocação foi para a mesma escola, desta vez com a equipe Robotics Kings (Vinícios Gimenez, Rafael Ferreira e Lucas Azeredo). A experiência teve uma emoção a mais. “Por conta da pandemia, para a maioria dos alunos de Resende esta foi a primeira participação em um torneio de robótica presencial. É muito bom ver essas crianças desde cedo se interessando pela robótica. Vamos continuar nosso trabalho para conquistarmos mais premiações nos próximos torneios”, entusiasma-se Claudiomir do Nascimento Faria, professor e treinador das equipes na Escola Firjan SESI Resende. 

A escola de Barra Mansa foi premiada nas categorias de Sumô, Viagem ao Centro da Terra (VCT) e Dança com diferentes equipes. A Pequenos Brilhantes, formada pelos alunos Davi de Farias, Davi Fernandes, Gabriel de Fátimo e Silvério Martins, conquistou a primeira colocação na categoria Sumô; Pandas (com Luiza Lisboa, Bernardo Carvalho, Sofia Tavares, Bernardo Siqueira e Douglas Alves) e Medal (Artur Mendes Fonseca, Bruno Ferreira e Heitor Sampaio) dividiram o primeiro lugar em VCT; a Capivara (Ana Beatriz de Almeida e Luciano Marques) venceu na categoria Dança; e Sputinics (Davi de Oliveira e Luan Viana) ficou em terceiro em Dança nível 3. 

Participar do TJR, assim como de outros torneios, coloca os alunos em uma situação concreta do ensino-aprendizado. “Nossos alunos além da questão lúdica, também aplicam seus conhecimentos adquiridos nas mais diversas áreas de conhecimento da educação básica e das oficinas de robótica, como Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Não podemos esquecer do crescimento emocional que os torneios nos promovem, fortalecendo a autonomia do aluno”, destaca Alexsandro Leal, professor da Escola Firjan SESI Barra Mansa. 

A sensação é compartilhada pelos estudantes.  “Conhecer pessoas de diferentes partes do Brasil, compartilhar conhecimento, apoiar uma equipe, ver o esforço valer a pena, mesmo sem levar um troféu. Ser grato por chegar lá, conseguir fazer o robô funcionar, e ter na mente que o conhecimento adquirido será utilizado em outros torneios e ao longo da vida. Construímos laços que não foram feitos de lego e não vão ser desmontados”, reforça Luciano Marques, de 13 anos, aluno do 8o ano do Ensino Médio da Firjan SESI Barra Mansa. 

Anualmente, o torneio estabelece etapas estaduais eliminatórias que classificam os vencedores à final nacional. As equipes premiadas no nacional são convidadas a participar da etapa internacional.  

Matriculas abertas!

Conheça nossas escolas, agende uma visita.