Escola Firjan SESI ganha prêmios na Feira Brasileira de Jovens Cientistas - Escola Firjan SESI

Projetos de cunho social e ecológico são destaque na escola

Pensar cientificamente e incentivar a curiosidade entre os alunos fazem parte da metodologia da Escola Firjan SESI, que tem rendido prêmios à unidade de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Com o projeto Cadeiratron, uma iniciativa de acessibilidade ao esporte, uma equipe da escola ganhou três prêmios na Feira Brasileira de Jovens Cientistas, em junho deste ano: de “Reconhecimento”, concedido pela Academia Nacional de Engenharia (ANE); “Destaque em Inovação”; e “Engenharias”, com a segunda colocação.

Os idealizadores do projeto foram os alunos Ana Carolina Duarte, David Cordeiro de Oliveira e Maria Clara Bastos, com orientação do professor Renato Geraldo e coorientação da professora de Química Aline Farias. Ana Carolina disse que a ideia nasceu de um “estalo”, visando um aparelho de baixo custo para pessoas com deficiência (PcDs): “O valor é quatro vezes menor do que os correspondentes encontrados no mercado, cerca de R$ 3,7 mil cada”. A aluna explica que o contato com profissionais de engenharia e da saúde e também com o público-alvo foi fundamental na avaliação de viabilidade da iniciativa.

O aparelho consiste em uma cadeira de rodas com sistema de acoplamento abaixo do banco. “Conta com ajustes manuais que podem ser feitos pelo próprio usuário, dispensando a necessidade de fabricação sob medida, o que aumenta o preço. Também pode acompanhar uma criança até a fase adulta. Fornece acoplamentos para prática de handbike e basquete, mas é multifuncional, permite vários esportes, fazendo a diferença na vida das pessoas com deficiência motora nos membros inferiores”, detalha. Visando a democratização do acesso ao esporte, a equipe agora torce para que o projeto seja implantado.

Aline, por sua vez, disse que a iniciativa partiu dos próprios alunos, que pensam fora da caixa. “Naturalmente, desenvolvemos com os estudantes essa curiosidade e habilidade para a pesquisa científica; esse incômodo em resolver questões ambientais e sociais. Eles têm anseio por soluções para a realidade que vivem. Fazemos todo o papel de orientação sobre o pensar e escrever cientificamente, adequando cada proposta para concorrer em cada uma das feiras, para que tenha apelo e que faça a diferença. Preparação que fica para a vida deles, garantindo melhor desempenho na universidade”.

EcoDraga premiada na Febrace 2021

A escola Firjan SESI São Gonçalo também despontou com um projeto ambiental na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2021. “EcoDraga – uma Alternativa para o Lixo Flutuante”, desenvolvido pelos alunos Carlos Eduardo Veras Keller, Daniel Caruso Melo Roquette Couto e Rafaela Pessanha de Freitas, sob a orientação de Aline Farias e coorientação de Valeria Filgueiras Mendes França, ganhou o prêmio “Mentalidade Marítima”, com um protótipo de uma embarcação para recolher lixo flutuante da Baía de Guanabara, utilizando energia solar.

Quer saber mais?

Cadastre-se e fique por dentro de tudo que rola na Escola Firjan SESI.