Escola de Audiovisual em Laranjeiras - Escola Firjan SESI

A unidade da Firjan SENAI SESI é a única escola de ensino médio do país 100% vocacionada para o segmento

O Rio de Janeiro ganhou uma escola de audiovisual. É a Firjan SENAI SESI Laranjeiras, única de ensino médio do país 100% vocacionada para o segmento. A estrutura oferece para alunos do ensino médio, cursos técnicos como Produção de Áudio e Vídeo e Computação Gráfica. Para quem já está ou quer entrar no mercado, também já estão abertas inscrições para cursos de qualificação para Editor de vídeo e áudio, Fotógrafo, Desenvolvedor de conteúdo Youtube e Operador de câmera e áudio. O corpo docente é formado por profissionais com passagens pelo mercado do cinema e televisão.

Em fase final de montagem, a escola vai contar com laboratórios de figurino, captura de movimento, colorimetria, workstation e até mesmo com um Fab Lab (laboratório de fabricação digital), onde os alunos poderão produzir em impressores 3D e máquinas de corte a laser os cenários para aprender as técnicas do audiovisual.

Segundo o presidente do Conselho da Indústria Criativa da Firjan e sócio da Urca Filmes, Leonardo Edde, a Escola Firjan SESI Laranjeiras vem para fortalecer e ampliar não só o setor audiovisual, que segundo estudo recente da Ancine, gerou R$ 27,6 bilhões à economia do país, mas toda a cadeia da indústria criativa no estado do Rio.

“É de extrema importância o Rio de Janeiro contar com essa escola para inserir no mercado mais profissionais com todos os tipos de qualificação e, assim, atender a demanda que só cresce. Nosso estado tem uma cultura cinematográfica muito forte. Mais do que isso: tem vocação para o audiovisual”, salienta.

Último Mapeamento da Indústria Criativa da Firjan indica que a profissão Técnico de produção em audiovisual apresentou um crescimento de 28,4%. No mercado são 837,2 mil profissionais criativos, o equivalente a 10 maracanãs lotados, e um PIB Criativo de 171,5 bilhões de reais no Brasil entre 2015 e 2017.

Cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional

Em todo o estado do Rio, a Firjan SENAI está ofertando cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional voltados para quem deseja entrar no mercado de trabalho ou precisa se atualizar para se manter empregado ou empreender. As opções são muitas: 241 cursos com inscrições abertas a partir de março, em 22 unidades, com 4.225 vagas. Você vai encontrar um que se adeque ao seu perfil.

Os cursos são oferecidos em 17 segmentos: Alimentos e Bebidas; Audiovisual; Automação; Automotiva; Construção Civil; Eletroeletrônica; Gestão; Gráfica e Mídias Impressas e Digitais; Logística; Metalmecânica; Petróleo e Gás; Química; Refrigeração e Climatização; Segurança do Trabalho; Tecnologia da Informação; TI – Software; e Vestuário. Os preços são a partir de R$ 28,22. O custo varia conforme a complexidade.

A Firjan SENAI conta com unidades e centros que simulam ambientes reais de produção, contando com equipamentos e instrumentos atualizados e que permitem a efetiva aprendizagem, alinhada às demandas do mercado. Alguns cursos já estão com inscrições abertas. Outros abrem em abril e maio. As inscrições para os presenciais são feitas nas unidades; e na modalidade EaD, no site.

Conheça a lista completa de cursos disponíveis e matricule-se.