Encontros com autores estimulam à leitura dos alunos nas Escolas Firjan SESI - Escola Firjan SESI

O projeto dá a oportunidade ao estudante de conversar com os escritores de forma descontraída em um ambiente virtual

Promover encontros de crianças e jovens com autores é uma prática comum nas escolas Firjan SESI e tem um efeito muito positivo no estímulo à leitura.

O projeto “Encontro com autor” iniciado em 2019 pela Divisão de Conteúdos da Educação Básica (DICEB) vem oportunizando o encontro entre livro, o estudante e o autor através de um bate papo virtual descontraído, como estratégia para a formação de leitores.

Cada ação é pensada de acordo com a faixa etária dos alunos e os conteúdos trabalhados em sala de aula. Após aquisição dos títulos literários indicados, alunos, professores e bibliotecários são envolvidos na dinamização desses acervos e aprofundamento da leitura. Considerando que os alunos, ao entrarem em contato com as obras literárias, despertam curiosidades sobre o livro, sobre o autor e sobre a construção das narrativas, promover encontros com os profissionais que os constroem torna mais intensa a relação com a leitura.

Conforme Glenda Valente, bibliotecária da Escola Firjan SESI Volta Redonda “O projeto Encontro com Autor é um grande aliado ao estímulo à leitura e literatura, servindo também para desmitificar o olhar de que autores são pessoas inalcançáveis, quase um ser místico. O projeto ao estreitar a relação entre o escritor e o aluno, promove a interação, mostra que a escrita e os livros são para todos”.

Os alunos envolvidos no projeto têm se mostrado bastante participativos e criativos na interação com os convidados. Por meio de perguntas e formulação de ideias, aproveitam a oportunidade da proximidade com o autor e suas histórias para sugerirem novos finais, expressarem suas opiniões e conhecerem a construção dos personagens, suas ilustrações e projetos gráficos.

Desde o seu início, o projeto contou com a participação de diversos autores como Flávia Lins e Silva com o livro "Diário de Pilar", Otávio Jr, com "Da Minha Janela", Laura Bergallo com "Alice no espelho", Glaucia Lewicki apresentando o livro "Era mais uma vez outra vez".

No próximo dia 05/08 o encontro será com um dos maiores escritores da língua portuguesa, o autor Mia Couto que conversará com os alunos e professores do 9°ano do ensino fundamental II e 1°ano do Ensino Médio sobre os livros “A Menina sem palavra” e “O Fio das Missangas”. A expectativa é grande para esse dia!

Segundo a professora Mariana de Almeida Rodrigues da Escola Firjan SESI Duque de Caxias “A oportunidade de encontrar e conhecer Mia Couto será, sem dúvida, a possibilidade de ressignificar a “verdade das coisas”... é a chance de ouvir e aprender com um escritor extraordinário que através de suas palavras, nos instiga a “ler o mundo” com novo olhar...nos ensina, por meio da Literatura, que “somos o que somos porque somos os outros”.