Do Clube de Robótica para a vida, Escola Firjan SESI Maracanã fazendo a diferença na vida de seus alunos - Escola Firjan SESI

Artigo de professor e de diretora da unidade mostra os efeitos positivos da robótica no desempenho dos estudantes

O clube de robótica do SESI Maracanã teve seu início no meio do ano de 2017 contando com a participação de 16 alunos,  8 caixas do EV3 e a paixão pela Robótica do professor Glioche. O Clube teve apenas uma participação em competições oficiais, a OBR, onde foi possível a premiação em 4°, 6° e 7° lugar.

Além de qualquer conquista ou participação, nascia uma equipe, e desde então a robótica nunca mais foi a mesma. No ano de 2018 o clube já contava com a participação de 40 alunos na oficina. Como fruto desse esforço, veio a conquista da primeira medalha, o bronze na etapa estadual da OBR e classificação para o estadual onde a equipe ficou 10° lugar. Mais uma etapa concluída! Além da competição, foi possível colher os frutos, pois no ano seguinte, 2019, a surpresa, foi o início da oficina com 70 alunos inscritos.

Pode parecer loucura ministrar aulas para 70 alunos, mas quando se faz o que se gosta isso fica bem mais fácil! E sem dúvida o nosso professor Glioche e seus alunos estavam fazendo o que mais gostam. Nesse momento, foi possível a consolidação do trabalho, medalha de ouro na etapa estadual, 2 equipes com alunos de inclusão (autismo, sendo 1 deles campeão) e 7° lugar na etapa estadual. No mesmo ano houve participação em diversas competições: como a TBR, que não foi possível a vitória, mas foi uma ótima participação; a TJR que a equipe passou da primeira fase mas por questão de data e logística não foi possível a disputa nacional; e a participação de quase todos os alunos como anjos na competição da FLL nacional que foi realizada no Rio de janeiro.

Com a chegada de 2020, ano curto e diferente em razão da pandemia, foi possível a participação na FLL onde ficamos em 12°. Iniciamos 2021 novamente num ano diferente e  desafiador. Novas equipes estão se formando e estamos enfrentando todas as dificuldades para a conquista de nossos desafios. Hoje trabalhando no novo modelo de atuação, modelo hibrido, porém com toda garra e dedicação de sempre.

Ao longo desses poucos anos, já colhemos frutos imensuráveis, como por exemplo o caso do aluno Júlio Cesar e o aluno Pedro Corrêa (ambos foram alunos da robótica e campeões) que enviaram  mensagens com a melhor notícia que um professor pode esperar, ambos estavam empregados em empresas diferentes como monitores de robótica. Realmente foi um alegria e uma gratificação ver o resultado de todo esforço. Aquilo que para muitos era uma distração, um passatempo ou mesmo um curso para aprendizado virou a profissão escolhida para o começo de uma carreira. Como é bom ver que todo o trabalho desenvolvido  faz gerar frutos.  Como é bom ver que uma escola com um projeto estruturado pode mudar a vida de muitos através desta oportunidade!

Tantos resultados e conquistas através do trabalho realizado por toda a equipe e principalmente pelo professor que acredita na transformação que a Educação proporciona.

Exemplo do reconhecimento  de todo esse trabalho foi o convite para ministrar uma palestra sobre Robótica, nesse dia 15/04, na unidade Tijuca, realizada brilhantemente pelo nosso ex-aluno e o  nosso professor, mostrando a diferença que esse projeto pode fazer na vida das pessoas.

Autores do texto:

Márcia Guedes, diretora da Escola Firjan SESI Maracanã