Conheça as vantagens de aprender robótica na escola - Escola Firjan SESI

Quanto mais cedo crianças e jovens tiverem acesso a este método, mais fácil será encarar os desafios do mercado

A robótica educacional é uma metodologia cada vez mais presente nas escolas do mundo todo. Ela é parte fundamental da nossa era tecnológica, e quanto mais cedo crianças e jovens puderem conhecê-la, mais fácil será seu aprendizado para encarar os desafios do mercado e da sociedade do futuro. Confira os cinco motivos para apresentar a robótica ao seu filho desde cedo!

• União de teoria e prática

A robótica desenvolve e estimula o aluno a construir o próprio conhecimento, unindo teoria e prática. Dessa forma, ele aprende a teoria aplicando-a na prática; ou mesmo experimenta práticas, enquanto aprende a teoria, em projetos criativos e inovadores na sala de aula.

• Melhora de desempenho

Consideradas vilãs do currículo por muitos alunos, disciplinas como matemática, física e ciências da natureza são fundamentais para o aprendizado de robótica. Ao mergulhar no universo da programação e da construção dos robôs, crianças e jovens têm a oportunidade de aprimorar e melhorar o desempenho escolar em outras áreas do conhecimento, uma vez que a robótica proporciona à pesquisa científica, a modelagem, a ação de análise e argumentativa por parte dos alunos. Isso corrobora à perspectiva de metodologia STEAM aplicada nos projetos na educação tecnológica em todos os anos de ensino das Escolas Firjan SESI.

• Desenvolvimento de competências socioemocionais

A robótica educacional estimula as chamadas competências socioemocionais – tão contempladas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) –, valorizando, sobretudo, o trabalho em equipe na realização de projetos. Este, por sua vez, promove o respeito às diferenças, a cooperação, o compartilhamento e a solução de problemas a partir das habilidades diferenciadas de cada um.

• Preparação para o futuro

O desenvolvimento do letramento digital é essencial para atender as demandas do mercado. Aprender uma nova linguagem é um desafio que deve ser estimulado desde cedo, já que a indústria 4.0 é um caminho em desenvolvimento contínuo, em que nos aprofundaremos cada vez mais. “A tecnologia aliada as disciplinas do currículo básico podem promover uma mudança de cultura e um aprofundamento do conhecimento científico. O aluno precisa ser alfabetizado de forma digital, pois o mundo atual exige cada vez mais entendimento em mecatrônica, automação e programação. E a linguagem da robótica impulsiona essas habilidades”, ressalta Simone Caires, analista de educação da Firjan SESI.

• Resolução de problemas

A robótica não se limita à construção de robôs. Ela é um recurso para a resolução de problemas, desenvolvendo o raciocínio e a lógica, estruturas que embasam o pensamento computacional. A robótica coopera para o desenvolvimento de competências do século XXI e o desenvolvimento de valores sociais que contribuem para a formação humana. “O trabalho em equipe, o respeito, a colaboração e a empatia são pilares também sustentam a cultura da robótica” explica Simone Caires.

Robótica na Firjan SESI

A robótica está presente no currículo das escolas Firjan SESI desde 2006. Durante o 1º e o 2º ano do Ensino Fundamental, a disciplina é trabalhada por meio de atividades não plugadas e lúdicas, tais como jogos que estimulam o desenvolvimento da lógica do pensamento computacional. A partir do 3º ano, as escolas já introduzem a robótica com programação em computador.