Comemoração do Dia do Estudante trouxe atividades especiais para a semana inteira - Escola Firjan SESI

Programação da Escola Firjan SESI Volta Redonda foi marcada por muita diversão e aprendizado

Na semana em que se comemora o dia do Estudante (11/08), a Escola Firjan SESI Volta Redonda preparou uma programação para os alunos envolvendo muita diversão e aprendizagem! Confira tudo o que rolou:

- Oficina de desenho digital: lecionada pela professora de Educação Tecnológica Suelen Teixeira para os alunos do Fundamental II, a oficina abordou as técnicas do desenho digital, resultando em lindos trabalhos!

- Oficina de criação de jogos: ministrada pela professora Suelen Teixeira, os alunos do Fundamental II vivenciaram e colocaram em prática a criação de jogos utilizando a programação por blocos na plataforma Scratch;

- Anime literário: do 1° ao 5° ano do Fundamental I, cada turma possui um tema literário (Menino Maluquinho, Sítio do Picapau Amarelo, A arca de Noé e A Turma da Mônica) para trabalhar o projeto semestral. Baseado nessas temáticas, os alunos foram convidados e se vestir do seu personagem preferido, o que culminou em momentos de ludicidade. Houve também a visita dos personagens vivos Mônica e Cebolinha.

- Jogos e literatura: a biblioteca preparou desafios envolvendo jogos personalizados com as histórias narradas. Ao chegar no ápice das histórias, o livro “travava” só sendo possível “destravar” o final após a solução dos enigmas que envolveram a temática do projeto da turma.

- Poema e tecnologia: A partir do poema “O Relógio” de Vinicius de Moraes, os alunos do 1° ano do Fund. I os alunos conversaram sobre o dia e noite (movimento de rotação da Terra) e quanto tempo a Terra gira em torno de si mesma. Descobrimos que quando está de dia no Brasil, lá no Japão já está de noite. Assim Aprenderam sobre o movimento de rotação e translação da Terra. Ainda com base no poema, as professoras Eliza e Suellen apresentaram vários tipos de relógio. Em educação tecnológica, a professora Suelen Guedes destacou o relógio de sol, realizando uma oficina de criação e utilização desse mecanismo por meio da uma vivência que utilizou a lanterna para ver como causa o efeito do sol.

- A história da escrita: Baseado na temática do projeto da Educação Infantil “Do passado ao futuro, de onde vem as letras que cabem no meu Mundo!”, a biblioteca promoveu uma sessão de contação de histórias e uma descontraída oficina de tabuletas de argila fazendo uma remissiva aos primeiros suportes da escrita. Os alunos foram instigados a manusear a argila e escrever letras já aprendidas durante as aulas no mineral.

Atividade Poema e tecnologia ensina sobre o movimento de rotação da Terra a partir do Poema "O relógio", de Vinícius Moraes
Na mesma atividade, Poema e Tecnologia, foi realizada uma oficina de criação que usou uma lanterna para demonstrar o efeito do sol
Para contextualizar as crianças sobre a história da escrita, foi realizada uma oficina de tabuletas de argila para exemplificar como eram os primeiros suportes para escrita.