Cientistas em ação na Escola Firjan SESI - Escola Firjan SESI

Alunos da unidade Laranjeiras realizaram atividades externas com o software LABDISC

Estudantes do clube de ciências da natureza do SESI Laranjeiras participaram, no mês de maio, de atividades com o LABDISC, um dispositivo portátil de registro de dados que possui diversos sensores e realiza a medição de variáveis ligadas a ciências gerais e da natureza.

Com o objetivo de estimular a investigação científica e despertar a curiosidade, os alunos foram convidados a realizar medições de luminosidade, umidade, temperatura e outras variáveis em diferentes ambientes da escola, assumindo o protagonismo da atividade. Ao final dos exercícios, em grupos, os alunos discutiram os dados de análise dos gráficos obtidos no software, que proporciona a experiência de um laboratório multidisciplinar na palma da mão.

A professora de biologia Amanda Castelão, que liderou as atividades, avalia que a experiência de observar tantos fenômenos cotidianos por meio de gráficos em um aplicativo no celular proporciona um raciocínio dinâmico e insere o pensamento científico de forma mais natural e significativa no processo de ensino e aprendizagem.