Arte Maker: novo projeto das escolas Firjan SESI visa ajudar a formar alunos valorizando arte e cultura - Escola Firjan SESI

As atividades estimulam curiosidade, criatividade e interação entre os alunos

Curiosidade, criatividade, percepção e muita interação. É visando estimular essas e diversas outras habilidades nos alunos que as Escolas Firjan SESI inserem atividades de arte e cultura no currículo escolar. Em 2022, no Ensino Médio, uma nova disciplina será implementada: a Arte Maker. A experiência do último ano letivo, onde de forma 100% on-line foram desenvolvidos os projetos “Resenha com Arte” e “Rir com Arte”, que trouxeram excelentes resultados, nos levou a apresentar esta nova proposta para a Arte em nossa escola.

A ideia é levar a arte contemporânea como provocadora e articuladora entre as diferentes disciplinas, despertando nos alunos olhares novos e únicos sobre tudo que os cerca. “Na Arte Maker, os estudantes irão atuar como protagonistas na criação e no desenvolvimento de microexperimentos com base em trabalhos de artistas contemporâneos, conectando assim diferentes saberes e fazeres e exercitando teoria e prática de forma simultânea”, explica Giovanni Lima, gerente de Educação Básica na Firjan SESI.

As aulas, que ocorrerão de forma presencial, acontecerão nas salas maker, equipadas com materiais reutilizáveis e recursos tecnológicos, passando por recicláveis, papel, cola, tinta, tesoura, até itens como ferro de solda, parafusadeiras, lixadeiras, acrílico, entre outros.

Foto: Paula Johas
Para conhecer os espaços é possível agendar visitas direto na unidade ou on-line
Foto: Paula Johas
As Escolas Firjan SESI possuem espaço maker e estimulam a criatividade do alunos

A analista cultural da Firjan SESI Júlia Santos destaca a importância dos projetos: "Mesmo em um momento em que se fez necessário o distanciamento, atingindo diretamente a arte, conseguimos reformular, ressignificar, inovar e tivemos resultados surpreendentes e de grande aprendizado. Entendemos que cada dia mais é primordial que cultura e educação caminhem juntas”.

O “Rir com Arte” usou o humor como porta de entrada para trabalhar a língua portuguesa e textos literários. Ao todo foram oito encontros e todas as 75 turmas do 1º e do 2º ano do Ensino Médio formaram grupos de quatro representantes, cada uma, para participar de um concurso de roteiros de esquetes com o tema: profissões. Uma votação popular no Youtube definiu a melhor esquete a partir dos dez melhores grupos selecionados.

O “Resenha com Arte” foi uma atividade extraclasse para discussões sobre Artes Visuais como desenho, pintura, fotografia, arte digital e audiovisual, onde os alunos puderam potencializar suas habilidades por meio de experiências artísticas. Uma das participantes foi Alyce Bardela, da turma 2020 de Fotografia 6.7 ano: “O ‘Resenha com Arte’ pra mim foi muito legal, porque como a gente está em casa, sem poder sair, foi um jeito de me divertir. Gostaria muito que tivessem outros projetos como esse porque achei bem interessante”. Na edição do projeto em 2021 foram mais de 300 inscrições dos alunos das Escolas Firjan SESI e mais de 800 visualizações na live de encerramento do projeto.

Veja mais sobre os projetos: