Alunos das Escolas Firjan SESI conquistam 230 medalhas no Canguru de Matemática - Escola Firjan SESI

Comparado com o ano passado, houve um crescimento de 66% no desempenho dos estudantes

Os alunos das escolas Firjan SESI conquistaram 230 medalhas no concurso Canguru de Matemática 2021, uma competição anual e internacional destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental até o final do Ensino Médio. “A competição tem o objetivo de incentivar o gosto pela matemática. Com enfoque mais para divertir do que para competir. São questões lúdicas, de raciocínio lógico”, explica Vinícius Mano, coordenador de Conteúdo de Educação Básica da Firjan SESI.

Das 230 premiações, 12 medalhas são de ouro, 39 de prata, 42 de bronze e 137 menções honrosas. “Houve um crescimento de 66% no desempenho dos nossos alunos em relação ao ano passado, quando conquistamos 138 medalhas”, comemora Mano. O concurso, que começou na França e se espalhou pelo mundo, é realizado em vários países, mas tem âmbito nacional. Cada nação organiza o seu.

O coordenador de Educação Básica salientou que o conteúdo do Canguru se encaixa bastante ao método adotado no ensino de matemática nas 14 Escolas Firjan SESI. Esse é um dos motivos para o bom desempenho dos alunos na competição. “Temos o método semelhante ao do Canguru de Matemática, de ensino interativo, divertido. Usamos uma plataforma de games, a Mangahigh”.

Além disso, há uma tendência a evoluir na competição, já que a rede Firjan SESI participa todos anos da iniciativa. Em 2021, como o Canguru migrou para a versão on-line, devido à pandemia, mais alunos puderam participar. “Quando era feito na escola, tinha mais cara de prova, agora em casa, caracterizou o sentido de brincadeira”, analisa Mano.

Desde 2012, a rede adota o Programa Firjan SESI Matemática, que desmitifica a disciplina. “Não tem cara de ciência dura, que é para poucos compreenderem. Mostramos que pode ser divertida, interativa, mais desafiadora que difícil. Usamos recursos, como games, atividades lúdicas, recheadas de conteúdo matemático para ajudar a construir o conhecimento”, explica. Uma pesquisa feita em parceria com a Coppe/UFRJ, em 2018, demonstrou que os alunos reconhecem ter mais interesse, aprender mais e participar melhor das aulas com o uso da metodologia do Programa.

Os professores são orientados a fazer o planejamento usando os recursos que melhor se adaptam ao conteúdo trabalhado. Isso inclui, além dos tradicionais quadro e exercícios, desafios, materiais concretos, atividades investigativas, trabalhos em grupo e games. A perspectiva das aulas é dinâmica, com os estudantes como protagonistas do aprendizado, colocando a mão na massa.

Metodologia

O Programa Firjan SESI Matemática faz parte da metodologia da Escola Firjan SESI. Clique no botão e saiba mais.