Alunos da Firjan SESI participam de um momento interativo e elaboram jogos matemáticos - Escola Firjan SESI

A iniciativa foi realizada em parceria com a disciplina Oficina Maker

Os jogos sempre foram grandes aliados no ensino. A partir deles, os alunos se sentem interessados, estimulados e desafiados, assim, desenvolvem habilidades de maneira interativa e sendo protagonista na construção do próprio conhecimento.

Nesse sentido, os estudantes das turmas do 6º ao 9º ano da Escola Firjan SESI Petrópolis, nas aulas de Matemática, foram desafiados a elaborar jogos online, a fim de colocar em prática os conteúdos já estudados.

Os jogos produzidos foram compartilhados com as demais turmas, em um momento interclasse riquíssimo, durante uma aula de matemática. Os estudantes tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos, superar suas dificuldades, agir estrategicamente e desenvolver o pensamento lógico e a solução de problemas.

A iniciativa realizada em parceria com outra disciplina presente no currículo dos alunos – a Oficina Maker –, além de despertar o interesse pela disciplina de matemática, desenvolver a habilidade de elaborar e resolver problemas, foi uma oportunidade de os alunos exercitarem a criatividade, baseando-se no conceito "mão na massa", balizar na perspectiva Maker.