Alunos da Firjan SESI ganham 94 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - Escola Firjan SESI

Além das medalhas, 11 estudantes participarão da seleção para composição das equipes brasileiras da competição internacional

Alunos da Escola Firjan SESI conquistaram 94 medalhas, sendo 29 de ouro, 38 de prata e 27 de bronze, na 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O resultado vitorioso inclui ainda a pré-seleção de 11 estudantes do Ensino Médio, convidados para a fase on-line do processo de composição das equipes brasileiras que participarão das Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2022. Realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), a OBA visa fomentar o interesse dos jovens nesses temas de forma lúdica e cooperativa.

“Se o resultado foi tão expressivo entre alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I até o Ensino Médio é porque a Escola Firjan SESI já vem desenvolvendo essas competências e habilidades no currículo”, destaca Simone Caires, analista de Educação Básica da instituição. Para a educadora, participar de olimpíadas científicas permite que os alunos extrapolem o conhecimento e estejam preparados para os desafios da vida acadêmica e, futuramente, profissional. Fomentar as ações da área de ciências da natureza, seja no âmbito das olimpíadas ou em feiras científicas, reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento intelectual dos alunos, com a ciência e toda a sociedade.

Agora, os 11 alunos pré-selecionados, caso aprovados, irão treinar para as Olimpíadas Internacionais. Para isso, segundo Elaine Leal, pedagoga do Ensino Fundamental II, eles poderão contar com a ajuda de professores e com encontros on-line com astrônomos e físicos. “O processo é tão importante quanto o resultado final, porque promove a aprendizagem do aluno. Trabalhamos com a experimentação e com textos argumentativos e, por meio dessas olimpíadas, eles têm a oportunidade de aplicar tudo aquilo que foi construído em sala de aula”, explica Elaine.

“Como educadora, defendo a busca de avaliações e certificações externas. Os alunos podem ser avaliados de forma diferenciada das atividades cotidianas aplicadas na escola. Esse tipo de avaliação também proporciona uma reflexão sobre a prática pedagógica. Quando temos alunos classificados, com bom rendimento, conquistamos maior visibilidade para a qualidade do trabalho realizado pela instituição”, pontua Elizete Araújo, coordenadora operacional de Educação Básica da Firjan SENAI SESI Jacarepaguá, unidade que participou da OBA com 494 alunos e ganhou seis medalhas, sendo cinco de ouro e uma de prata. “Usamos a olimpíada como instrumento didático para aproximar a astronomia do aluno e fazer a difusão do conhecimento científico dentro do espaço escolar, de uma forma mais lúdica”.

Uma futura biomédica e um futuro astrônomo começaram a caminhada com ouro: Miguel Araújo do Nascimento Pereira, de 13 anos, no 8º ano, e Juliana Vieira Pimenta, de 17 anos, no 3º ano do Ensino Médio, estão entre os seis medalhistas da Firjan SESI Jacarepaguá. Além disso, Juliana é uma das pré-selecionadas para a fase on-line internacional da olimpíada. O objetivo é compor as equipes brasileiras que participarão da XV International Olympiad of Astronomy and Astrophysics (IOAA) e da XIV Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).

“Para mim foi importante ganhar porque meu sonho é entrar na Nasa, exatamente em astronomia, e fazer a prova focada nisso foi bem legal”, conta Miguel. Para Juliana, que gosta de astronomia como hobby e pretende cursar biomedicina, “foi divertido participar do concurso, mas ganhar foi uma realização do meu esforço”.

Curtiu?

Cadastre-se para receber novidades sobre a Escola Firjan SESI. Clique no botão e saiba mais.