Alunos da Firjan SESI disputam a final da Olimpíada Nacional de História do Brasil - Escola Firjan SESI

Seis alunos participam da última etapa da competição, que será realizada em São Paulo

A Escola Firjan SESI Petrópolis está novamente na final da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). Desta vez, a escola conta com duas equipes na final. Uma das equipes, a Lumos 07, composta pelos alunos Ana Júlia Carvalho de Souza, João Pedro Cardoso Alvez Abreu e Ana Clara Carvalho Ferreira, obteve a melhor pontuação do estado do Rio de Janeiro e, por isso, terá suas despesas custeadas pela Unicamp (universidade sede da Olimpíada). A equipe Os Zé, também finalista, é formada pelos alunos Yasmin Almeida Vieira do Carmo, Maria Luana de Paula Wayand Gióia Ferreira e Ana Luíza Alves Motta. A professora de História, Thaís Freitas do Carmo, que levou a medalha de ouro em 2019, é integrante e orientadora das equipes.

Ambas as equipes vão disputar por medalhas na etapa final, que acontece nos dias 20 e 21 de agosto, na Unicamp, em Campinas - SP, uma das universidades mais respeitadas do país. Neste ano, a ONHB teve mais de 73 mil participantes em todo o país, ultrapassando a marca de 18 mil equipes inscritas. A competição é direcionada a estudantes do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de todo o Brasil. O objetivo é aprender a história do nosso país abordando temas a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos.

A competição é uma oportunidade de instigar o interesse pelo conhecimento e de aguçar a curiosidade sobre a nossa História. Por ser realizada em equipe, ela ainda possibilita o trabalho de cooperação. “Eles são exigidos ao máximo. São convidados a sair da postura de aluno e assumir o papel de pesquisador, incentivados o tempo todo ao conhecimento e, assim, se transformam em protagonistas da aprendizagem”, lembra a educadora Thaís Freitas do Carmo.

Para reconhecer o comprometimento das 8 equipes participantes da Escola Firjan SESI Petrópolis, a professora e orientadora Thaís e coordenadora da Educação Básica Bianca Mello entregaram um certificado e homenagearam estes estudantes que tanto se empenharam durante a competição.