Alunos da Firjan SESI criam projeto Bueiro Inteligente - Escola Firjan SESI

A ideia sustentável possibilita a resiliência das cidades

Em homenagem ao Mês do Meio Ambiente, a Escola Firjan SESI selecionou projetos sustentáveis idealizados por seus alunos. Nesta semana, o projeto em destaque é o do Bueiro Inteligente, da equipe de Robótica Titãs da Serra, da unidade Nova Friburgo. A engenhosidade tem como objetivo reduzir os alagamentos e as enchentes provenientes do entupimento dos bueiros. Esse acúmulo de resíduos é uma preocupação constante na Região Serrana, desde a catástrofe climática de 2011, que assolou Nova Friburgo.

A proposta é uma alternativa prática, complementar ao sistema de captação pluvial. O projeto consiste em um cesto coletor, de polímero e com alças laterais de metal, produzido em diversas medidas para cada bueiro, a fim de facilitar o trabalho de limpeza, remoção e manutenção. O artefato ainda teria uma faixa tipo cantoneira em aço para a proteção e fixação da tampa, prevenindo danos ou acidentes e que eventuais tempestades possam impedir o bom funcionamento do produto.

Segundo Marlon Fernandes da Rocha, professor de Geografia da Escola Firjan SESI Nova Friburgo, os cestos funcionam como um filtro, liberando o escoamento da água e retendo resíduos sólidos. Com isso, é possível impedir que a sujeira chegue até os rios ou fique acumulada, provocando entupimento. “Uma solução simples, rápida e barata, para atenuar ou resolver a questão das enchentes na cidade: a instalação de um cesto na parte interior, com tampa especial, responsável por bloquear o lixo que vem com a água da chuva”, explica Rocha.

O Bueiro Inteligente, entre outros recursos, poderia ser acompanhado e vistoriado por câmeras do Programa Cidade Inteligente da prefeitura, de acordo com Vagner Jandre Monteiro, professor de Física da unidade. “Para o desenvolvimento do projeto, os alunos consultaram as empresas de coleta de lixo e de distribuição de água da região e uma arquiteta especializada na área. Eles também construíram o modelo em um software do tipo CAD para ilustrar o dispositivo. A ideia é criar um protótipo e analisar os custos e a viabilidade do projeto”, conta Monteiro.

Para João Vitor Tinoco Moura, de 16 anos, do segundo ano do Ensino Médio e do curso de Mecatrônica, o fato de a equipe ser sido formada por alunos desde o oitavo ano do Fundamental trouxe para o grupo criatividade, inovação e técnica. “Conseguimos unir ideias e trocar conhecimentos, agregando experiências para toda a vida. Por todo esse potencial e garra, escolhemos o nome Titãs da Serra para a nossa equipe. E, assim, criamos um projeto muito importante para cidade, que gostaríamos de ver implementado”, afirma o estudante.

O projeto foi apresentado no Torneio Regional de Robótica First Lego League 2019-2020. A equipe conquistou a sétima colocação.

Leia a primeira matéria desta série especial, sobre a telha híbrida, desenvolvida pela unidade de São Gonçalo.

Estão abertas as inscrições para a temporada

Replay de 2020/2021 do Torneio de Robótica First Lego League