Alunos da Firjan SESI arrecadam 2 toneladas de alimentos para doação - Escola Firjan SESI

Ação foi promovida pela equipe de robótica da Escola Firjan SESI Jacarepaguá

 Gincana da Solidariedade da Escola  Firjan SESI Jacarepaguá arrecada 2.144kg de alimentos não perecíveis para a campanha SESI Cidadania Contra a Fome. A atividade foi uma iniciativa da equipe Alpha Technology, formada por alunos do Ensino Médio, e que levou os prêmios Design e Bússola na categoria FIRST Tech Challenge (FTC), da etapa nacional do Festival SESI de Robótica deste ano. “Esta equipe tem um trabalho de quase 2 anos juntos, que vai além da robótica. Eles se percebem como agentes mobilizadores de ações sociais”, resume Elizete Pereira de Araújo, coordenadora operacional de Educação Básica da unidade.

As equipes campeãs da gincana, anunciadas em 14/07, foram, na Categoria I (Ensino Médio), o 1°Ano C; e na Categoria II (Ensino Fundamental), o  4°Ano A. O evento mobilizou os 700 alunos da escola de Jacarepaguá desde 14/05. Além da arrecadação de alimentos não perecíveis, eles realizaram uma série de tarefas culturais, artísticas, esportivas e surpresa. “Os alunos abraçaram a causa. Uma das atividades que mais gostaram foi a de produzir vídeos de divulgação. Estavam sentindo falta de um momento de troca, de escola viva”, explica Johnnatan Alberto Schubert dos Santos, professor da escola e técnico da Alpha Technology.

A última prova da gincana foi o segundo drive-thru de arrecadação de alimentos, no sábado 10/07. O primeiro ocorreu na abertura do evento. As melhores equipes nas seis etapas da competição, que contabilizava também a atuação das torcidas, foram premiadas com troféus e uma oficina de robótica para utilização da plataforma “Open Roberta” (Ensino Médio) e passeio ao vivo no Aquário de SP – tour virtual com a veterinária (Ensino Fundamental).

Alunos da Escola Firjan SESI fazem mobilização em prol da campanha SESI Cidadania Contra Fome

Foram recebidos mais de 2 toneladas em doações de alimentos não perecíveis

As doações serão entregues nas comunidades Gardênia Azul e Cidade de Deus

A ideia da gincana entre as turmas surgiu para atender a critérios do torneio FTC.  Os times tinham que fazer alguma ação para ter contato com a comunidade do entorno da escola. “Acho que é essa pegada, desmistificar que a equipe de robótica só trabalha o conhecimento técnico. A gente prepara o grupo para conviver em sociedade. Tem sempre que olhar para o lado e ver como está ao redor, ajudar quem precisa”, conclui Santos.

As 2,1 toneladas de alimentos arrecadadas serão distribuídas pela campanha SESI Cidadania Contra a Fome nas paróquias Santa Luzia, na Gardênia Azul, e São José, na Cidade de Deus, em Jacarepaguá, a pessoas em situação de vulnerabilidade. Os produtos de higiene arrecadados durante a campanha serão doados para a Casa da Mãe Pobre Jacarepaguá.

“Vemos o aluno como agente de transformação social, para não viver só em benefício próprio, para enxergar além do muro da escola. A gincana mobilizou no aspecto social e cognitivo. Ampliou o conhecimento dos estudantes para a escola, o futuro profissional e para a vida”, avalia Elizete.

Curtiu?

Cadastre-se para receber novidades sobre a Escola Firjan SESI. Clique no botão e saiba mais.