Alunos da Escola Firjan SESI participam de live sobre bem-estar - Escola Firjan SESI

A palestra foi realizada com o objetivo de preparar os alunos para o simulado da UERJ

Para preparar os alunos para o simulado da UERJ, a professora Priscila Aquino – Escola Firjan SESI Maracanã – trabalhou “Triste fim de Policarpo Quaresma” por outro ponto de vista, já que o título é um “spoiler” do final.

Para treinar a escrita e a criatividade, os alunos reescreverem o desfecho dos personagens para finais felizes, no dia anterior ao simulado, a professora convidou a doutoranda em Psicologia Social pela PUC RIO, Sibele Aquilo, para a Live do Bem-Estar.

A pesquisadora ministrou uma oficina para as turmas de 3º ano analisando trechos do livro de Lima Barreto e o filme “Divertidamente”. Os alunos adoraram a abordagem e participaram ativamente da live com perguntas e considerações. O tema foi tão envolvente que, aproveitando a aula remota, alguns responsáveis também assistiram.

Para a professora Priscila, a aulas não devem ficar apenas na teoria, precisam ter ensinos práticos e que podem ser aplicados no dia a dia dos alunos: “O currículo deve ter relevância prática na vida dos alunos, das famílias. A “live” proporcionou o conhecimento de atitudes que promovem o bem-estar. Com essas informações, os educandos aprenderam para a própria vida e como atividade escolheram uma personagem e reescreveram o seu novo fim.”

Rafael Ligeiro Cândido, aluno que participou da live, ressaltou o quanto gostou da dinâmica: “A palestra foi muito boa, falamos sobre coisas bem importantes. Falar sobre sentimentos é algo importante. Por isso achei incrível trazer o filme “Divertidamente” como exemplo. Esse filme é cheio de mensagens, e eu descobri o porquê o cabelo e os olhos da Alegria são azuis e o porquê a Nojinho tem um lenço roxo.”