Alunos da Escola Firjan SESI participam de encontro com Pedro Bandeira - Escola Firjan SESI

Estudante de Petrópolis conta como foi o bate-papo com um dos maiores escritores da literatura brasileira

Neste mês de setembro, os alunos do 8º ano da Escola Firjan SESI Petrópolis tiveram a oportunidade de um encontro on-line com Pedro Bandeira, um dos maiores escritores da literatura infanto-juvenil brasileira e autor da obra “Anjo da Morte”, lida pelos alunos. O encontro foi mediado pelo professor Mauricio Melo e contou com a presença de diversos docentes, que, como ele próprio, também são fãs do autor. Sobre esse encontro tão marcante, nada melhor do que um relato escrito por um dos alunos!

Um encontro marcante com Pedro Bandeira, texto escrito pela estudante Cecilia Barreto Muniz.

No dia 17 de setembro, tivemos uma aula incrível, com a ilustre presença de um escritor maravilhoso, que marcou a vida de várias pessoas, inclusive a minha: Pedro Bandeira. Durante a conversa, tratamos de diversos assuntos, como de que modo e porque ele começou a escrever livros, suas inspirações, seus erros e as várias outras perguntas que foram surgindo.

A motivação inicial do encontro foram as curiosidades sobre o livro “Anjo da Morte”, que lemos durante este ano. A partir dela, Bandeira nos fez entender que ele sempre deseja transmitir um ensinamento com os seus livros, principalmente o da saga "Karas". Por exemplo: um livro sobre o qual várias pessoas em nosso encontro comentaram foi "A Droga da Obediência". Sobre o título do livro, o autor nos explicou que não se trata de odiar a obediência, mas sim de ir contra falácias que algumas pessoas tentam colocar em nossas mentes.

Chamando-nos carinhosamente de “netinhos”, Pedro Bandeira também ressaltou o nosso papel na construção de um mundo melhor. Segundo ele, a esperança do futuro do país não está na próxima pessoa que for eleita presidente, mas sim em nós, crianças e adolescentes. E foi por esse motivo que ele começou a escrever livros, justamente para despertar em nós, através da leitura, o desejo de um mundo melhor.

Outro livro sobre o qual falamos foi “A Marca de Uma Lágrima”, na minha opinião, o melhor livro do Pedro Bandeira. Nessa obra, é abordada a falta de autoestima, problema muito comum entre os adolescentes nos tempos atuais. Sobre esta obra, o autor relatou que, certa vez, recebeu uma carta de Brasília, de uma menina negra, dizendo que a única coisa que ela não tinha gostado no livro era o fato de que não conseguia se identificar com a protagonista Isabel, pelo fato de a personagem ser branca. Diante disso, Pedro Bandeira respondera: “quem disse que Isabel é branca? Se você quiser ela pode ser negra, azul, qualquer cor”. A partir disso, o autor aproveitou para demonstrar o poder que a literatura tem de criar novos mundos, de nos fazer viajar e vivenciar experiências que somente a literatura pode nos proporcionar.

O encontro foi marcante, cheio de risadas e de muito aprendizado. Percebemos que Pedro Bandeira, além de ótimo escritor, é uma pessoa maravilhosa, apaixonada por escrever e, principalmente, por seu público-alvo, que somos nós. Obrigado por tudo, vovô! Guardaremos este encontro para sempre em nosso coração!