Alunos da escola Firjan SESI montam seu próprio Museu Geológico - Escola Firjan SESI

A atividade estimula a participação ativa e um aprendizado lúdico dos alunos na disciplina de Geografia

No dia 20 de junho, os alunos do 1º ano do Ensino Médio da escola Firjan SESI de Caxias criaram uma espécie de Museu Geológico para pôr em prática os aprendizados da disciplina de Geografia no bimestre. A iniciativa propõe a criação de maquetes acerca de temas como a formação do planeta Terra, relevo e fenômenos, como terremotos e tsunamis.

Divididos em grupos, os estudantes receberam a missão de criar os elementos de exposição e realizar a mediação para o público, simulando as atividades de um museu. “Foi uma experiência fantástica acompanhar todo o desenvolvimento criativo de nossos alunos na construção dessa atividade”, destacou o professor de geografia Lúcio Brandão, idealizador da atividade.

O resultado foi extremamente valioso, com maquetes muito realistas, vulcões que cuspiam lava e explicações bem completas sobre os temas propostos. A atividade reforça a importância do lúdico no desenvolvimento das disciplinas de sala de aula e coloca o aluno como protagonista do seu próprio aprendizado.

Confira abaixo como ficou o resultado da nossa atividade.