Alunos da Escola Firjan SESI concorrem a prêmio inédito com o Projeto Ecodraga - Escola Firjan SESI

Uma das premiações que a Ecodraga concorre é através de votação popular no Facebook, até o dia 29/3

Duas sabatinas separam os autores do projeto “Ecodraga – uma alternativa para o lixo flutuante” de uma conquista inédita para a Firjan SESI. Classificado como finalista para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE 2021), promovida pela Universidade de São Paulo (USP), o projeto prevê o uso de energia solar na despoluição da Praia das Pedrinhas, em São Gonçalo, às margens da Baía de Guanabara. A Ecodraga concorre com outros 300 trabalhos a duas premiações: uma delas proveniente da avaliação da banca da FEBRACE, após arguição e apresentação do protótipo, e outra pela votação popular, por meio de curtidas no Facebook, até o dia 29/3, às 14h.

O trabalho de três alunos da Escola Firjan SESI São Gonçalo é resultado do esforço da instituição de tirar o jovem da posição de espectador do que está ruim para fazer parte da mudança da realidade daquilo que incomoda, diz Valéria Filgueiras, professora de Matemática da unidade. “Está na hora de a gente parar de reclamar e transformar as nossas ideias para ajudar a sociedade. Há muita ideia bacana, as pessoas só precisam ser motivadas”, observa ela, que é uma das orientadoras do grupo.

Rafaela Pessanha, Daniel Caruso e Carlos Eduardo Keller esperam que, através desse projeto, mais pessoas se conscientizem e busquem uma maneira de ajudar a região. Além do trabalho de limpeza, contribuindo para a volta da fauna marinha na Praia das Pedrinhas, o projeto prevê a reciclagem do lixo recolhido. O material seria levado para a orla, onde a comunidade local, com a ajuda de ONGs e cooperativas, se beneficiaria da venda dos resíduos sólidos.

Para Aline Farias, professora de Química e também orientadora dos alunos, “o projeto, que surgiu de uma motivação em uma aula de biologia, mostra que as disciplinas estudadas têm muito mais relação com o cotidiano do que os alunos podem pensar. E que eles podem interferir mais do que imaginam”.

A participação na FEBRACE era um sonho dos alunos da Escola Firjan SESI São Gonçalo, que destacam o alto nível da Feira e o objetivo do concurso, que é colocar os protótipos em prática. As melhores ideias podem ser realizadas, dependendo do interesse de cada empresa que corrobora com a premiação.

O resultado da banca será divulgado em 27/3, mas a votação popular segue até 29/03. Participe!

Saiba mais sobre o projeto e vote nos nossos alunos!