Aluna da Escola Firjan SESI recebe menção honrosa na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) - Escola Firjan SESI

Maria Eduarda participou da olimpíada com outros 22 estudantes da unidade da Tijuca

A aluna Maria Eduarda Ferreira Fernandes, da Escola Firjan SESI Tijuca, foi aprovada na segunda fase e agraciada com Menção Honrosa na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). A competição contou com a participação de mais de 2 milhões de estudantes inscritos por todo o Brasil.

A iniciativa integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Associação Brasileira de Química (ABQ), o Instituto BUTANTAN, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) à Sociedade e é destinada a estudantes do Ensino Médio e do 8ª e 9º ano do Ensino Fundamental.

A olímpiada aconteceu de forma 100% on-line e a Escola Firjan SESI Tijuca participou pela primeira vez, inscrita pelo professor de física, Leonardo Elydio. Os alunos fizeram uma prova on-line na 1ª fase e dos 22 participantes, 11 foram classificados para a 2ª fase. Nesta fase, que ocorreu durante o período de férias (22/01), os estudantes fizeram uma prova subjetiva através do aplicativo da ONC.

Para Maria Eduarda Fernandes, que já participou de outros desafios de ciências, as atividades dinâmicas e práticas são mais empolgantes. “A participação na Olimpíada Nacional de Ciência, me ensinou a sair da minha zona de conforto e aproveitar as oportunidades disponíveis. Na Escola Firjan SESI Tijuca há atividades para todos os gostos e isso ajuda muito a criar uma outra perspectiva.”

Mais do que só medalhas, as olimpíadas científicas proporcionam ao estudante um ambiente de descobertas, investigações, aprimoramento de habilidades socioemocionais e muito mais. “Os benefícios para os alunos são vários, todos eles relevantes para o currículo e desempenho escolar. Dentre eles estão: o desenvolvimento do raciocínio lógico, autoconhecimento, possibilidade de ingresso em universidades e programas de estudo com bolsa em países estrangeiros”, ressaltou o professor da Firjan SESI, Leonardo Elydio.

Todas essas habilidades desenvolvidas fazem parte da metodologia da Escola Firjan SESI. Clique aqui e conheça.

Receba novidades

Clique para se cadastrar e receber informações sobre a Escola Firjan SESI.