ACESSE: arte e ciência caminhando juntos por uma educação participativa na Escola Firjan SESI - Escola Firjan SESI

Projeto tem como objetivo explorar diferentes áreas do conhecimento utilizando a arte como guia

No mundo renascentista, Leonardo da Vinci (1452-1519) uniu arte e os saberes científicos de forma jamais vista na humanidade. Hoje, no século 21, ciência e arte são poderosas ferramentas de educação, formando cidadãos e profissionais com uma visão mais generalista, interagindo melhor na sociedade e nas suas respectivas áreas de atuação. As Escolas Firjan SESI apostam nesse modelo e estão capacitando seus professores através do programa ACESSE (Arte Contemporânea e Educação em Sinergia no SESI).

O projeto baseia-se na metodologia STEAM (termo em inglês que engloba ciências, tecnologia, engenharia, matemática e artes). O programa começou a ser desenvolvido em 2017 e teve sua etapa piloto iniciada no ano seguinte em unidades de Ensino Médio da Rede SESI de quatro estados (CE, GO, RJ e RS), sendo posteriormente ampliada para mais seis (AL, BA, ES, MG, PA e SC). Neste ano, entre março e agosto, foi realizado o primeiro módulo de capacitação de professores no formato de ensino a distância (EaD).

“Através dessa metodologia consegue-se uma exploração de diferentes áreas do conhecimento, tendo a arte como fio condutor. Trabalhar a questão científica com essa nova forma de olhar abre um mundo de possibilidades para os alunos, que passam a desenvolver uma capacidade de pensamento crítico”, observa Antenor Neto, coordenador de Cultura e Educação da Firjan SESI, acrescentando que o objetivo do programa é desenvolver competências para o século 21, apoiando a preparação dos estudantes para os desafios da indústria 4.0.

Professores de quatro escolas da rede Firjan SESI participaram do I Módulo do ACESSE: Jacarepaguá, Macaé, Resende e São Gonçalo. A capacitação será desdobrada para as demais unidades, alcançando um universo de 3,2 mil alunos do Ensino Médio.

“Participar de todo o processo do ACESSE desenvolveu nos docentes e pedagogos a oportunidade de vivenciar momentos em que nos vemos no papel de alunos, como descobridores de nossos talentos e potencialidades. Em vários trabalhos as trocas de ideias no grupo e com a tutora nos fez querer ir além do que achávamos que éramos capazes”, testemunha Marcus Vinicius do Santos Ferreira, professor de Biologia na unidade de Macaé.

De acordo com o educador, ao entrar em contato com a metodologia STEAM, os professores sentem-se mais capazes de “unir diversas áreas de conhecimento em projetos multidisciplinares, com criatividade, leveza, conteúdo e valores bem estruturados”.

O ACESSE é uma parceria que envolve o Departamento Nacional - Gerência de Educação Básica do SESI, através de sua Unidade de Educação Gerência de Patrocínio e Projetos Culturais; a Associação Cidade Escola Aprendiz; e o Centro de Referências em Educação Integral. O Conselho Consultivo é composto pelo Movimento de Ação e Inovação Social, Instituto Tomie Ohtake, Olabi Makerspace, Fundação SM e BINAH Espaço de Artes.