A história dos povos africanos é tema de pesquisa na Escola Firjan SESI - Escola Firjan SESI

Os alunos de Petrópolis mergulharam neste universo para entender a construção da identidade brasileira

Trabalhar a cultura negra é de grande importância nas escolas. Conhecendo elementos dessa cultura, podemos vencer estereótipos que estão ligados à falta de conhecimento e que geram, ainda nos dias hoje, graves casos de preconceito. Ao valorizar nossa ancestralidade, auxiliamos na construção de uma identidade cultural brasileira, bem como de uma sociedade mais plural e igualitária.

Pautados por esses princípios, os estudantes do 7º ano da escola Firjan SESI Petrópolis, foram desafiados pela professora Rafaela Rabello, na disciplina de história, a pesquisar e descobrir as mais diversas influências que os povos africanos trouxeram para o nosso país: festas, danças, religiões, culinária, língua, vestimentas, dentre outros.

Fazendo uso da ferramenta PADLET, os alunos construíram lindos murais sobre as temáticas propostas e fizeram uma bela apresentação, provando que escola é, além de tudo, lugar de diversidade, pluralidade e quebra de paradigmas. O trabalho também contou com a participação toda especial do nosso aluno Arthur Perez que, junto com a família, realizou a pesquisa e montagem do material e arrasou na apresentação que foi transmitida via plataforma Teams para toda a turma.

Para finalizar esse belo trabalho, nas próximas aulas, os alunos ainda participarão de uma visita virtual ao Museu Afro Brasil (MAB), localizado em SP e que abarca em seu acervo diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.

“A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades.” (Paulo Freire)