Metodologia da Escola Firjan SESI - Escola Firjan SESI

Uma escola diferenciada, que motiva o aluno a investigar caminhos, levantar hipóteses e construir conhecimento

Nossa metodologia é diferenciada, uma escola que pensa e leva a criança e o jovem a pensar e que assim trabalha o desenvolvimento de competências junto aos estudantes. E, baseada numa cultura do "faça você mesmo", vemos o uso da tecnologia para gerar conhecimento, desenvolver a autonomia, fortalecer o senso crítico e estimular o potencial dos estudantes, para que eles, futuramente, estejam preparados para fazer suas próprias escolhas e a assumir o protagonismo de suas vidas.

Com uma abordagem que possibilita a integração das várias áreas do conhecimento, o estudante amplia seus horizontes de pensamento, analisando, por exemplo, uma mesma questão sob diferentes perspectivas, conectando o que ele aprende na escola com a realidade que o rodeia.

E isto tudo nos leva a construir um ambiente propício à experimentação e à colaboração. O desenvolvimento de trabalhos e projetos possibilita a interação entre os estudantes, e entre eles e o meio, sempre com a mediação de um professor.

O aluno aprende a pensar de forma diferente

Na Escola Firjan SESI as aulas são colaborativas, experimentais e contextualizadas a partir de temas atuais. Nossa proposta pedagógica possui diferenciais que estimulam a criatividade dos alunos para a resolução de problemas. E também é:

• Uma escola que pensa e leva a criança e o jovem a pensar: desenvolver o indivíduo através da interação com o meio no qual ele está inserido. Por isso, o aluno é estimulado a interagir, a experimentar, a dialogar e a trocar conhecimento.
  • E é voltada para o pleno desenvolvimento de competências. Aqui o conteúdo é colocado a serviço de propósitos. O aprendizado é mais significativo quando podemos mobilizar os conhecimentos para identificar e solucionar problemas de forma eficaz.
  • Tem uma visão muito própria da Educação Maker: As ações de Educação Maker têm como objetivo impulsionar a aprendizagem dos alunos a partir da criatividade, do senso estético e artístico e da cultura digital, utilizando recursos diversos, para solução de questões obtidas na percepção dos alunos sobre o seu mundo.
  • Uma escola que vê a Robótica Educacional como parte integrante do currículo: desenvolvida na rede de Escolas Firjan SESI como parte integrante do currículo do Ensino Fundamental, e com ações de incentivo à participação em torneios do gênero em todos os segmentos de ensino, a Robótica Educacional leva os alunos a potencializar o conhecimento científico e tecnológico, fundamentar o raciocínio lógico, o pensamento computacional e as competências do século XXI; Clique aqui e saiba mais.
  • Temos um programa extra específico para a Matemática: o Firjan SESI Matemática foi lançado em 2012 e associa tecnologia às práticas educacionais modernas, em associando gamificação, investigação e criticidade para dar à matemática uma perspectiva instigante e desafiadora.
  • .

Firjan SESI Matemática

Uma forma lúdica e divertida de aprender matemática!

Educação Maker

Colocando a mão na massa fica muito mais fácil de aprender!

Robótica Educacional

Potencializa o conhecimento científico e tecnológico!

Uso de plataformas digitais como apoio para a aprendizagem do aluno

Na Escola Firjan SESI, a tecnologia é uma ferramenta de suporte ao processo educativo. O uso de plataformas digitais ajuda o estudante a se desenvolver de maneira prática e autônoma, além de auxiliar a equipe pedagógica na identificação de lacunas de aprendizagem, de maneira individualizada.

• Geekie: plataforma de estudos para o ENEM, com atividades personalizadas para cada aluno, acesso a vídeos, textos e tarefas em grupo. A plataforma também proporciona feedback sobre o desempenho do estudante.
  • Mangahigh: plataforma online, com jogos integrados ao currículo da Escola Firjan SESI, que torna o ensino da matemática muito mais dinâmico e instigante.

Ações voltadas para o ENEM

O desempenho dos nossos alunos de nível médio no principal exame de acesso às universidades é uma das nossas prioridades. Por isso, buscamos sempre ampliar as nossas ações para ajudá-los a alcançar suas metas:

• aplicação de simulados e análise dos resultados, buscando identificar as competências e habilidades que necessitem de atenção;
  • construção de materiais de apoio para professores e alunos;
  • carga horária diferenciada;
  • construção de planos de melhoria personalizados a partir da análise de resultados.

Quer saber mais detalhes sobre o nosso programa pedagógico? Navegue pelo conteúdo de Educação Infantil, Ensino Fundamental - 1ª Etapa, Ensino Fundamental - 2ª Etapa e Ensino Médio com Curso Técnico para conhecer a organização curricular com as disciplinas das quatro áreas de conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas).